Pobreza

 

http://www.squashdonkey.co.uk/politicalobscenewealth.htm
A pobreza é algo que tem vindo a aumentar gradualmente, e incide sobretudo: na carência material, ou seja, necessidades imprescindíveis à vida quotidiana tais como : alimentação, vestuário, alojamento  e cuidados de saúde; na falta de recursos económicos; e na exclusão social, nomeadamente, a dependência e incapacidade de participar na sociedade, este tema também abrange a educação e a informação, pois as relações sociais  são factores determinantes para compreender a pobreza.
A pobreza mais aguda localiza-se nos países subdesenvolvidos, contudo os países desenvolvidos também são alvo, pois esta  realidade manifesta-se através da existência significativa de sem abrigo e de subúrbios pobres.
Normalmente a pobreza resulta de vários factores:
Factores político–nomeadamente, a corrupção; a inexistência de um sistema democrático e desigualdade de oportunidades.  
Factores económicos-sistema fiscal inadequado, socialmente injusto; a pobreza prejudica o investimento e desenvolvimento.
Factores sócio culturais-redução da instrução; discriminação social, relativamente a género e à raça, exclusão social e crescimento muito rápido da população.
Factores naturais – desastres naturais , climas ou relevos extremos e  doenças
Problemas de saúde -adição de drogas ou alcoolismo; doenças mentais; doenças de pobreza como a tuberculose, lepra malária, SIDA, cólera ; deficiências físicas.
Factores históricoscolonialismo, autoritarismo politico.
Insegurança-guerra, genocídio, crime.
Os países de terceiro mundo a nível de pobreza são os mais alarmantes, pois possuem  quase todos os factores . Estes, apesar de tentarem reduzir as taxas de pobreza, os seus esforços ainda continuam a ser insuficientes pois necessitam de infra-estruturas e serviços sociais mais activos, para se auto-sustentarem e assim progredirem.

 

Leave a comment