Oeiras Pará

 

Apesar da diminuição no número de casos nos últimos dez anos, o Pará ainda sofre com a alta incidência de malária. Em 2010, um dos municípios mais atingidos pela doença é o de Oeiras do Pará, na região Nordeste do Estado. Para se ter uma ideia, dos casos registrados neste ano, cerca de 10% estão concentrados naquela cidade. Uma preocupação para os moradores, que lotam os postos doentes ou têm medo de adoecer.  É o caso de Ney Fernando, filho de Deusarina Veiga, 60 anos, moradora do município e que há duas semanas padece com a doença. Apenas ontem ela iniciou o tratamento contra malária por falta do remédio prescrito no município. Ney narra a situação preocupante que vive naquela localidade. “Agora há pouco vim do posto de saúde daqui e está lotado de gente do mesmo jeito”, relata. “E minha prima está com a família toda arriada. A gente está preocupado, já disseram que morreram várias pessoas e temos medo de adoecer também”.  

 

 

Deusarina alterna febre alta, tremores no corpo, dor de cabeça e fraqueza. “Toda vez que a febre aumenta, a gente leva ela no posto e só dão Dipirona”, afirma. “Já fizemos exames, foi comprovado que era a doença, mas não tinha remédio para tratar ela”. Oeiras do Pará possui cerca de 25 mil habitantes. Em 2010, a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) calcula que, dos 40 mil casos registrados no Pará, quatro mil são de Oeiras do Pará ou quase 15% dos moradores. Felizmente, a Sespa diz que ninguém morreu.

Segundo o diretor do Departamento de Controle de Endemias da Sespa, Amiraldo Pinheiro, entre os anos de 2000 e 2009, houve melhorias significativas no controle e tratamento da malária, graças aos programas implementados pelo governo federal, Estado e municípios. Nesses dez anos, o número de casos no Pará reduziu de 300 mil para 100 mil por ano. O número de internações também reduziu de nove mil para 1.187. Já as mortes em decorrência da doença, passaram de 111 para 14. Outra diminuição foi no quantitativo de municípios de alto risco, que saíram de 57 para 13. 

http://www.diariodopara.com.br/N-93941-MALARIA+PREOCUPA+POPULACAO+DE+OEIRAS+DO+PARA.html

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s