32 casos poliomelite

 

Ao menos 32 casos de poliomielite foram confirmados no Tadjiquistão (ex-república soviética da Ásia Central), onde ocorreu um surto no início de abril que representa a reaparição desta doença na região europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a OMS os casos indicam a volta da doença após sua erradicação na região ainda em 2002.

Fadela Chaib, porta-voz da OMS, disse que já chegaram nesta semana 4 milhões de doses de vacinas ao país para começar uma campanha de imunização com o objetivo de frear a expansão da doença.

A porta-voz disse que o vírus identificado é semelhante ao da pólio que circula no norte da Índia, um dos poucos países onde a doença é endêmica.

A campanha de vacinação de 1,2 milhão de crianças de até cinco anos no Tadjiquistão começará em 4 de maio e será feita em três fases, até 2 de junho.

O país vizinho, o Uzbequistão, também terá uma campanha de vacinação contra a pólio.

O último caso clinicamente confirmado de pólio no Tadjiquistão ocorreu em 1997, e em 2008 a vacinação cobria 87% das crianças.

Segundo a OMS, o vírus da pólio percorre com facilidade longas distâncias, por isso as regiões livres desta doença seguem em risco até que a transmissão seja diminuída nos poucos países onde continua sendo endêmico.

O surto no Tadjiquistão demonstra, na opinião da organização, “a necessidade de manter um alto nível de imunização até que a transmissão da pólio se interrompa no mundo todo”.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u728194.shtml   

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s