Combate à Sida

A crise económica pode afectar os projectos de prevenção e combate à Sida nos países africanos de língua portuguesa. Esta preocupação foi uma das conclusões do encontro que terminou esta sexta-feira em Lisboa e que reuniu representantes dos países que integram a CPLP.

A Carta de Lisboa, aprovada pelos Estados-membros no final dos trabalhos do III Congresso da CPLP sobre HIV/sida, reconhece que esta e outras doenças sexualmente transmissíveis (ITS) continuam a constituir «um dos principais problemas de saúde pública nos países da CPLP», representando por isso «um entrave ao seu desenvolvimento».

Henrique Barros, coordenador da rede da CPLP, alertou que a crise pode não poupar os projectos de combate dos países africanos.

«O receio existe e temos de ser capazes de criar as condições» para mudar a situação, através de «muita pressão da sociedade e com muita demonstração aos mais vários níveis da nossa organização social, desde as pessoas quase individualmente até aos nossos governos, de que este é um problema fundamental não só de saúde, mas de sociedade», disse.

Para Henrique Barros, Portugal não corre esse risco, porque tem dinheiro do Governo, algo que não acontece nos restantes países.

Assim, além de pedir mais pressão, Henrique Barros exige solidariedade. «Conseguiu reverter-se na maior parte dos países e no mundo globalmente a marcha da infecção, porque fomos capazes de pôr cada vez mais gente em tratamento. Para tal é preciso dinheiro e uma resposta mais solidária da indústria farmacêutica», afirmou.

A cimeira que terminou em Lisboa definiu o combate à doença como uma prioridade de todos os governos, mas também como uma questão de defesa dos direitos humanos.

Durante dois anos vai caber a Portugal a coordenação da luta contra a Sida nos países de língua oficial portuguesa.

TSF,9 MAR 10 às 21:36

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s